domingo, 22 de fevereiro de 2015

Orar X Rezar

0

Você ora ou reza?

Eu costumo brincar e dizer que "crente" geralmente é chato (sim, eu sou evangélica). Já ouvi diversas pessoas, evangélicas, corrigindo outras pessoas, quando a pessoa usa a expressão "rezar", isso porque, no normal, os evangélicos falam orar, enquanto os católicos optam por rezar. E eu acho isso uma coisa muito chata... chata mesmo, até porque se queremos nos diferenciar de quaisquer seitas ou religião, tão diferenciação deve ser dada por meio de comportamentos e atitudes, não através de implicações gratuitas e sem significados.
Então, para discutir um pouco mais a respeito, irei fazer uso do dicionário.

Significado de Rezar

1 Dizer (orações, preces ou súplicas religiosas).
2 Referir, mencionar.
3 Orar.
4 Resmungar.

Significado de Orar

1 Pedir, rogar.
2 Discursar.
3 Falar em público.
4 Rezar.

Verificando a definição de ambas as palavras, pode-se perceber que o significado de uma palavra aponta para a outra, ou seja, tais palavras são sinônimas. Então porque as pessoas insistem em criar toda uma discussão em cima de algo tão simples? Se os evangélicos preferem dizer "orar" e os católicos "rezar", cada um pode falar da maneira que achar melhor, visto que, dentro desse contexto, o significado de ambas as palavras diz respeito ao diálogo com Deus.
Eu sei que muita gente pensa que trata-se de coisas diferentes pois tem a visão que orar é a pessoa falar com Deus palavras  concebidas no momento da oração, enquanto que rezar é a pessoa fazer repetições de orações decoradas. Mas ainda que na concepção de dessas pessoas haja uma distinção em relação ao que cada palavra significa, ambas significa a mesma coisa, o ato de falar com o Soberano.
Deve-se ter muito cuidado em relação a esse tipo de coisa, pra não criar divisão, desarmonia e inimizades. Eu percebo que as pessoas insistem em querer diferenciar tudo, pra dizerem-se melhor do que outras, ainda que elas não tenham total noção desse sentimento dentro de si, é o que ocorre, mas foi-nos ensinado através da Palavra (Filipenses 2:3) que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos, e se por coisas tão simples estamos "criando uma tempestade em um copo d'água", está na hora de revermos alguns conceitos e atitudes.

0 comentários:

Postar um comentário